Formatar Pen-Drive → Confira Cinco Programas Específicos!

Quer deixar seu pen drive como novo? Conheça softwares para fazer uma limpeza, verificação ou até formatar o disco portátil.

O pen drive, depois de algum tempo de uso, precisa ser formatado. Alguns programas fazem uma limpeza ou verificação no dispositivo para mantê-lo como novo ou de fábrica.

Uma formatação completa também é capaz de eliminar erros e liberar por completo o espaço.

Confira, a seguir, uma lista com cinco opções de gratuitas de programas (simples e avançados) para formatar o pen drive. Os softwares podem ser usados em PC com Windows, macOS e Linux.


Rufus

Com interface em português e bem simples de usar, o Rufus é uma prática e leve solução para quem deseja fazer uma formatação geral no pendrive.

Ainda é possível alterar o nome do volume, escolher o tipo de sistema de arquivos (FAT32, FAT, NTFS, UFD e exFAT).

Nas opções de formatação é possível fazer um procedimento rápido de exclusão de arquivos e limpeza completa e procurar por blocos defeituosos.

O processo pode levar alguns minutos, dependendo do tamanho de armazenamento do pendrive e quantidade de arquivos salvos.

O programa está disponível para Windows de forma gratuita.

CCleaner

Apesar de ser conhecido como um software para limpeza do computador, o popular CCleaner também oferece um recurso prático para formatação e limpeza de pendrives.

O programa tem versão gratuita em português e está disponível em diferentes formatos: portável, instalação em Windows e em macOS.

O recurso fica embutido no menu de “Ferramentas” ao acessar a “Limpeza do dispositivo”. Basta selecionar o drive de unidade USB na qual o pendrive está plugado.

O programa permite limpar o espaço livre para eliminar falhas sem apagar os arquivos, ou fazer a formatação completa.

O “Analisador de disco” também permite fazer uma pesquisa geral no pendrive, categorizando os arquivos em tipos, como imagens, música, documentos, vídeos.

Authorsoft USB Disk Storage Format

Outra opção leve de download e instalação é o Authorsoft USB Disk Storage Format. O programa oferece uma interface em inglês, mas a navegação é bem simples.

O usuário também podem alterar o nome do disco, fazer uma análise com correção de erros, scanner e verificação de arquivos de erro.

O resultado é exibido em texto, ao final do procedimento. Para concluir, há um botão de formatação completa do disco para uma limpeza completa dos arquivos.

O tempo do processo depende do tamanho de armazenamento do pendrive e quantidade de arquivos salvos.

O software está disponível gratuitamente para Windows, com compatibilidade desde o XP até o mais recente Windows 10.


IM-Magic Partition Resizer Free

IM-Magic Partition Resizer Free (resize-c.com) oferece uma interface em inglês, mas fácil de usar.

Logo na primeira tela estão identificados todos os discos no PC, inclusive o HD e os pendrives plugados externos.

O software mostra informações completas sobre o dispositivo, com armazenamento utilizado e livre, em busca de erros ou ajustar partições defeituosas no pendrive.

Ainda é possível alterar o nome do pendrive, explorar configurações atuais para descobrir qual é o sistema de formatação atual, por exemplo, e mais informações avançadas.

O usuário pode selecionar o arquivo do sistema FAT32, FAT16, NTFS, em formatação rápida ou completa. O programa está disponível gratuitamente para as versões mais recentes do Windows.

FAT32 Format

Para fechar, que tal um programa para formatação especializada no formato FAT32?

A ideia do software é ampliar o armazenamento em pendrives ou discos externos. 

No programa gratuito para Windows, o usuário consegue selecionar os tamanhos como:

  • 512 MB;
  • 2 GB;
  •  8 GB;
  • 16 GB;
  • 32 GB;
  • 64 GB.

Por lá também é possível dar um nome para o pendrive (label) antes de iniciar o processo de formatação em FAT32.

O procedimento é rápido e o software é bem leve para baixar e rodar no computador. Mesmo sendo em inglês, a usabilidade é bem direta e prática para sua função.

Lembre-se, de fechar todas as janelas abertas e encerrar o uso do pendrive, para não gerar erros.